wp1462d44e.jpg
wpaace28d4_0f.jpg
wp71951d77_0f.jpg
wp4532e083.jpg
wp04584d50.png
wp04584d50.png





Moon da Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu
Kanji Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu
Foto de Grupo do I TSYR Intensive Instructors Workshopp Europe - Lisboa, Maio de 2012
Foto de Grupo do I European TSYR Instructors Intensive Workshopp

I European Intensive Instructors Workshopp da  Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu

 

Durante a Primeira semana de Agosto de 2012, Portugal teve a honra de receber este evento que foi o primeiro do seu género na Europa.

 

O curso de instrutores contou com a participação de vários dojo e study groups europeus tendo estado representadas 5 nacional idades no evento.

Portugal, Alemanha, Holanda, França e Inglaterra.

 

A maioria dos Instrutores e lideres de Study groups esteve presente e participou activamente nos treinos que cobriram uma grande parte do Curriculum de Shoden. Este formato mais estendido no tempo e com uma muito maior carga de treino é uma excelente oportunidade para todos poderem afinar melhor as suas técnicas e também serve como momento alto para o que se pretende de todos os membros da TSYR. Que ensinem e dêem continuidade à transmissão dos ensinamentos e técnicas do Ryu.

Na Shindo Yoshin Ryu as licenças de ensino tem em atenção a efectiva capacidade dos seus detentores ensinarem. De alguém que tenha uma licença de ensino é esperado que seja capaz de ensinar e transmitir os kata da escola e os seus princípios, para alem de ser capaz de os executar com proficiência. Logo a forma como se ensina e toda a envolvente relacionada com este facto esteve sobre discussão e estudo. As componentes técnicas, culturais e sociais do desenvolvimento do Dojo foram abordadas e discutidas. A forma como é feito e entendido o ensino e a prática de Shindo Yoshin Ryu ou de outra escola de Koryu é um pouco diferente da maioria dos dojo de artes marciais modernas. As relações interpessoais entre membros do dojo, entre alunos e professores, a forma como os alunos devem ser ensinados para que se desenvolvam de forma salutar e dentro do correcto espiríto do Budo são questões muitas vezes consideradas menores nas artes Marciais.

Num Koryu estas questões são centrais pois são elas que estabelecem os laços que unem os membros do Dojo e possibilitam a todos os membros o seu desenvolvimento e a sobrevivencia da escola.

Por esta razão a capacidade de ensinar e a forma como tal deve ser feito é sem duvida importante, senão mesmo fundamental.

 

O workshop de Instrutores para alem de ter sido uma oportunidade de aperfeiçoamento técnico foi sem duvida a altura ideal para abordar assuntos menos técnicos mas não menos importantes da Shindo Yoshin Ryu. Sendo que as artes marciais não se reduzem apenas a execução ou conhecimentos técnicos, mas estão também rodeados de inúmeras outras componentes culturais, espirituais e filosóficas é necessário que estes ensinamentos não sejam esquecidos nem negligenciados. Existe o risco de uma arte se tornar vazia em si mesma pois fica desprovida da sua identidade e alma. A técnica é o omote da escola, mas se não existe ura, não existe a escola.

 

Um enorme agradecimento a todos os que estiveram presentes pelo seu empenho. Um muito obrigado às suas famílias que os acompanharam e que conviveram com todos em ambiente de saudável fraternidade.