wpa0fa1a9c.png
wp4d290936.png
wp4c2cd983.png
wp825e8ae1.png
wp48d6f6c2.png
wp2fb032b3.png
wp22791b08.png

Existem muitas escolas formais de Iaido.

Entre elas as mais praticadas e/ou conhecidas são: Muso Shinden Ryu, Muso Jikiden Eishin Ryu, Tamia Ryu, Hoki Ryu, etc. Uma vida inteira de estudo não permitiria o dominío total de todos estes estilos.

 

 

 

Perfeitas para os principiantes, as 12 katas, actualmente existentes, contêm noventa por cento dos ensinamentos fundamentais do Iaido. No entanto o significado mais profundo desta arte só se torna mais claro através de um treino intensivo das katas das escolas tradicionais, em que o verdadeiro espírito desta arte é manifestado.

Destaca-se a figura de Hayashizaki Jinsuke Minamoto no Shigenobu, geralmente referido como Hayashizaki Jinsuke, nascido em 1549, numa família de samurais do clã Minamoto, como o fundador do Hayashizaki-ryu.

Segundo a história, retirou-se para o templo xintoísta Hayashizaki Jinja, onde passou 100 dias em oração e a praticar as técnicas de desembainhar e cortar no mesmo golpe, aquilo a que hoje se chama iaijutsu ou iaido, para vingar a morte do seu pai.

Mais tarde, Hasegawa Eishin, o sétimo sucessor no Hayashizaki-ryu, adaptou as técnicas de iaijutsu à katana.

Devido à sua grande técnica, a sua fama foi tal que Toyotomi Hideyoshi, o comandante militar supremo que unificou o Japão de 1582 a 1598, o convidou a demonstrar o Eishin-ryu iaijutsu em Edo (actual Tokyo), pouco depois de ter feito ali a capital. Ficou de tal modo impressionado,

que lhe conferiu o título de Muso Ken (Espada sem igual). Sob a sua influência, desenvolveram-se diversas escolas, ou Ryu, de Iaijutsu.

Podemos referir as seguintes, dentre as mais importantes: Katori Shinto Ryu, Tamiya Ryu, Omori Ryu, Itto Ryu, Enshin Ryu, Muso Jikiden Eishin Ryu, Hoki Ryu, Muso Shinden Ryu, etc.

estilos de Iaijutsu, em especial Suio Ryu, Muso Shinden Ryu e Sekiguchi Ryu.

 

A tradição do Iai tem passado de geração em geração atribuindo-se a sua maior evolução pelas mãos de Hayashizaki Jinsuke Shigenobu à 400 anos atrás. Nascido na velha provincia de Oshu, Shigenobu prestou oração no templo de Hayashizaki Myôjin na Tateoka-Chô, Perfeitura de Yamagata, e por revelação divina acordou para uma realidade diferente acerca da verdadeira natureza do Iai. No seguimento Shigenobu sistematizou o Iai numa arte marcial independente, a que chamou de Hayashizaki Ryu, ou Shigenobu Ryu. Desde a sua morte Shigenobu é visto por muitos como o fundador e génio creativo do “Iai”. A partir desse período floresceram no Japão muitas escolas tradicionais de Iai de estilos diferentes das quais apenas 25 se mantiveram até aos dias de hoje.

 

É atribuido a Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621), ter recebido inspiração divina para o desenvolvimento de sua técnica que denominou Muso Shinden Jushin Ryu Batto Jutsu. Aqui, a palavra Batto significa simplesmente desembainhar a espada.

Assim como Iizasa Choisai que obteve as suas técnicas directamente dos deuses no Templo Katori que o levou a denominar a sua Arte de Katori Shinto Ryu. E que o levou a desenvolver um conjunto de técnicas ainda hoje praticadas e que se revelaram muito eficazes.

Também  a escola Yagyu Shinkague Ryu, através dos escritos de Yagyu Monemori afirma ter tido inspiração divina após ter aprendido as suas técnicas e estratégias directamente das figura míticas chamadas Tengu com as quais afirma ter aprendido e treinado nas montanhas.