Ao fim e ao cabo...
Esta época é complicada. Falsos profetas e fraudes abundam em todas as actividades humanas, da religião aos negócios às artes marciais, prometendo salvação mas subtraindo o seu dinheiro, e levando a sua verdade e a sua própria alma para longe de si mesmo. Se está num grupo destes e contínua a querer acreditar contra todas as evidências, está a perpetuar as mentiras e a desonestidade. E deve sair o mais depressa possível. Se está na dúvida sobre se um determinado grupo é legítimo ou não antes de ingressar, esperamos que este pequeno artigo ajude a decidir por si mesmo antes de começar.
Achamos que existe uma diferença entre religião e artes marciais. Achamos que pode pertencer a qualquer religião, ou ser um não crente, e mesmo assim pode fazer artes marciais, mesmo as mais esotéricas, desde que seja tolerante com outras culturas e conceitos não ocidentais. Mas as artes marciais são como religiões no sentido em que a sua estrutura e sistema são muito abertos a abusos e ao desenvolvimento de um comportamento de culto ou mesmo à ganância e à cobiça.
Tolos e o seu dinheiro são rapidamente separados. Não seja tolo. Use o seu senso comum e os recursos disponíveis para tomar a sua decisão sobre ingressar ou não numa arte marcial. Não deixe que as visões e sonhos de ser um grande artista marcial o impeçam de ver as mentiras de um falso profeta por aquilo que ele é.