wp1e24d82b.png
wpda41cdcd.png
wp9b554c22.png

O que são estágios, seminários, gashukos e Cursos?

 

Estas designações são normalmente utilizadas para designar treinos “especial” no sentido em que saem fora do normal ensino e das aulas do Dojo.

 

Normalmente os Cursos referem-se a uma formação estabelecida no tempo e normalmente especifica de um determinado tipo. Sejam eles cursos de instrutor, cursos de verão ou inverno etc. São normalmente mais de 2 dias, usualmente uma semana.

 

Os Gashukos são semelhantes, mas a tradução da palavra remete para um encontro de amigos. Como tal é normalmente utilizado em situações que envolvem a reunião dos praticantes por mais de um dia e onde a maioria não se encontra em casa. Nessas condições normalmente o convivio dos praticante através da partilha de refeições, transportes etc permite um convívio maior entre todos.

 

Os seminários referem-se normalmente a um conjunto de aulas normalmente durante um fim-de-semana. Tal como os cursos. A diferença é que nos seminários a ideia do treino técnico está mais carregada e compactada. Treinasse mais e durante mais horas. Uma espécie de treino intensivo e bastante especifico com uma grande densidade e intensidade. Pode ou não estar relacionado com a escola praticada. Enquanto um curso se destina maioritariamente aos praticantes de uma arte, ou tem um objectivo especifico os seminários são abertos aos praticantes de outra artes. Como ferramenta de estudo e conhecimento adicional.

 

Os estágios tem uma duração de no maximo 2 dias. São eminentemente técnicos e vocacionados apenas para os praticantes de uma organização. São uma espécie de complemento às aulas regulares no dojo e destinam-se a homegenizar tecnicamente o grupo, bem como permitir a pratica e conhecimento dos instrutores e alunos dos varios dojos.