wpa0fa1a9c.png
wp4d290936.png
wp4c2cd983.png
wp825e8ae1.png
wp48d6f6c2.png
wp2fb032b3.png
wp22791b08.png

Para aqueles que têm alguma curiosidade pelo Iaido e para os que até pensam praticar, vamos fazer uma contextualisação e explicação sobre o metrial necessário e a sua utilisação.

 

 

Hakama

 

IaiGi ou keikogi

 

Obi

 

Tabi

 

Boken

 

Joelheiras: já que o Iaido é uma arte marcial que exige bastante das articulações dos joelhos, e sendo que é praticado na maioria das vezes, directamente sobre madeira, é permitido o uso de joelheiras para os praticantes com problemas de saude ou mais sensiveis.

 

 

 

Iaito: esta arma é relativamente cara. Não é essencial para o início da prática. Apresentando um peso ligeiramente inferior a um Shinken (katana real, lamina viva), é uma réplica fiel em termos de materiais do tsuka (pega do sabre) e de todas as peças, incluindo o saya (bainha). A sua lâmina não é afiada e é feita de uma liga metálica que pode ser zinco-alumínio ou zinco-molibdénio, não sendo apta a produzir ferimentos nem a embater contra nenhum material. É a arma de treino mais utilizada no Iaido, produzindo a sensação de utilização de um katana verdadeiro, quer no momento de desembainhar (nukitsuke), quer no corte (Kirioroshi), quer no embainhar (noto).

 

Estojo de limpeza: conjunto de papel de arroz muito suave, mekuginuki (pequeno martelo para desmontar a pega do sabre) e óleo, servindo para limpar regularmente a lâmina e para olear a parte oposta ao gume da lâmina, facilitando o noto.

 

ShinKen: sabre japonês de lâmina viva, afiado e feito de duas ligas metálicas: uma de aço flexível que preenche o interior da lâmina e uma outra de aço rígido, envolvendo a anterior. É utilizado, regra geral, por praticantes de nível avançado (a partir de 5º Dan).

 

O material não necessita ser todo comprado antes de iniciar a prática nem  todo ao mesmo tempo. Pra inicia basta apenas um gui ou se não tiver até mesmo um fato treino. Poderá depois ir comprando o meterial restante pausadamente e à medida que se vai tornando necessário e que se desenvolve no treino.

O mais importante é a vontade de aprender e claro de encontrar uma escola onde praticar, já que o acompanhamento de um  professor ou Sensei é indispensável, como noutras artes marciais.

 

I