wp1462d44e.jpg
wpaace28d4_0f.jpg
wp71951d77_0f.jpg
wp4532e083.jpg
wp04584d50.png
wp04584d50.png





Moon da Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu
Kanji Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu

1.) Como posso eu tornar-me um aluno de um dojo de Takamura ha Shindo Yoshin ryu?

Alistar-se num verdadeiro Koryu Japonês é um compromisso muito sério. Contrariamente a uma classe de uma arte marcial moderna, o conhecimento contido no programa técnico de uma escola clássica japonesa de Budo é considerado um legado sagrado, não uma facilidade. Assim aceitação na Shindo Yoshin Kai deve ser vista como um privilégio raro, não como um hoby ou actividade de recreio. Cada potencial aluno deve candidatar-se a membro e submeter-se a uma entrevista pessoal com o Sensei do Dojo. Mesmo depois de uma aceitação preliminar, é apenas membro com estatuto probatório. Apenas depois do Sensei do Dojo estar convencido que um aluno potencial demonstra ter o carácter necessário, dedicação, habilidades e temperamento é que lhe será permitido ingressar no Dojo como deshi formal ou discípulo.

2.) Está a Shindo Yoshin ryu associada com algum grupo maior de organização de artes marciais tais como a NKK (Nippon Kobudo Kyokai)?

A Shindo Yoshin ryu Domonkai (linha principal) tem sede em Tokyo, Japão e é membro da prestigiada Nippon Kobudo Kyokai. A Takamura ryuha teve de relocalizar a sua sede fora do Japão desde 1946, e como tal não mais cumpre os requisitos para ser membro da NKK. Apesar da Takamura ryuha ter sido com frequência abordada por outras organizações de Budo sobre filiação, estas têm sido educadamente declinadas. A filiação com uma grande organização de artes marciais requer normalmente compromissos políticos ou financeiros que são vistos como incompatíveis com os melhores interesses da Takamura ryuha.

3.) Pode um Dojo ou instrutor existente for a da vossa organização entrar para a Takamura ha Shindo Yoshin Kai?

Sim. É possível para um Dojo ou instrutor ingressar nas fileiras da Takamura ha Shindo Yoshin Kai, contudo é um processo mais rigoroso do que a maioria das pessoas está disposta a perseguir. Requer um estatuto probatório bastante tempo como study group e um novo treino extensivo por um instrutor licenciado de nível Joden. O sponsor do study group tem de assumir o compromisso de visitar o Dojo sede todos os anos ou organizar um seminário anual. É desejável que o sponsor faça ambos. Sem este nível mínimo de instrução, é opinião da Kai que os progressos feitos no sentido de internalizar o curriculum são muito difíceis se não mesmo impossíveis.

4.) Quanto leva o aluno médio a chegar a “cinto negro” num Dojo de Takamura ha Shindo Yoshin ryu?

Na Takamura ha Shindo Yoshin ryu o cinto ou "obi" estabiliza o uwagi ou casaco de treino. Pode ser virtualmente de qualquer cor incluindo o negro mas a sua cor não tem qualquer significado. Não existem graus dentro da Takamura ryuha ou a propósito, na maioria das escolas clássicas de Budo. O formato comum de sistema de graus Kyu/dan foi uma invenção moderna do Judo Kodokan apenas para reconhecer vitórias em competição ou shiai. Uma vez que não existe nenhuma pratica competitiva formalizada dentro da Takamura ryuha, não existe nenhum sistema de graduação.

5.) Permitem que visitantes observem as aulas nos vossos dojos?

Geralmente sim, mas as regras relativamente à observação das aulas são decididas individualmente pelo Sensei de cada Dojo em particular. A kai não tem formalmente directivas que encorajem ou desencorajem a observação de aulas em cada Dojo específico.

6.) Treinam armas dentro da Takamura ha Shindo Yoshin Kai?

Sim. Takamura ha Shindo Yoshin ryu é correctamente considerada um sogo bujutsu ou tradição de arte marcial integrada. Os ensinamentos de uma escola incluem tanto armamento clássico como aplicações desarmado, estudos que eram historicamente prosseguidos pela classe guerreira do Japão feudal.

7.) A Shindo Yoshin ryu é considerada koryu?

Sim. A Shindo Yoshin ryu foi fundada anteriormente à restauração Meiji em 1868 e como tal é considerada um "koryu" ou escola antiga. Como anteriormente referido a Shindo Yoshin ryu é representada na prestigiada Nippon Kobudo Kyokai. A linha Takamura ha deriva da linha principal em 1895 quando Shigeta Ohbata, um membro licenciado com menkyo kaiden pelo fundador da Shindo Yoshin ryu, Katsunosuke Matsuoka, e lhe foi permitido abrir o seu próprio Dojo no distrito de Asakusa em Tokyo. Com a abertura deste Dojo Shigeta fundou a Ohbata ha Shindo Yoshin ryu. Em 1966, o neto de Shigeta Ohbata, Yukiyoshi Takamura renomeou a linha como Takamura ha Shindo Yoshin ryu. Para informações mais profundas sobre o legado histórico da Takamura ha Shindo Yoshin ryu consulte por favor a secção de linhagem identificada na página da Shinyokai.  

8.) É a Takamura ha Shindo Yoshin ryu similar ao Brazilian ou Gracie Jujitsu?

Nem por isso. Brazilian jujitsu é uma forma moderna de Budo mais proximamente relacionada com o Judo. É mais correctamente chamada de um sistema de goshin jutsu pois é formulado fora do Japão e é mais fortemente influenciado por outros sistemas de combate marcial mais modernos do que por koryu. Jujutsu Brasileiro é uma expressão fantástica de Budo moderno desportivo e tem sido bastante efectivo na demonstração da viabilidade dos princípios de jujutsu/judo nas competições de budo desportivo.  

9.) A Takamura ha Shindo Yoshin Kai tem aulas para crianças?

Não. O programa técnico e maturidade emocional requerida aos membros Takamura ha Shindo Yoshin ryu é demasiado exigente para crianças. De facto, é muito raro que alunos com menos de 21 anos sejam considerados para ingressar na Kai.

10.) A Takamura ha Shindo Yoshin Kai aceita mulheres?

Sim. As mulheres têm sido parte integral da kai desde o seu inicio. A primeira pessoa a quem Sensei Takamura atribuiu uma licença de ensino fora do Japão foi a Karen Andersson de Estocolmo, Suécia. Sensei Takamura interessava-se especialmente pelo ensino de senhoras e em que conseguissem aplicar os conceitos de jujutsu de uma forma muito prática. Ele sentia que uma da funções mais importante do jujutsu na era moderna era a sua aplicação a defesa pessoal realista. Tem havido e continua a haver excelentes praticantes femininas dentro da kai.

11.) Quem é neste momento o grão-mestre da Shindo Yoshin ryu?

Esta é uma questão complexa. A tradição da linha principal (Matsuoka ryuha), de onde descende a Takamura ryuha, Está neste momento sem um grão-mestre formal desde a morte de Tatsuo Matsuoka em 1989 sem designar um sucessor. Este ramo da Shindo Yoshin ryu é supervisionado actualmente pelo Dr Ryozo Fujiwara em Tokyo sobre o nome Shindo Yoshin ryu Domonkai.

A Takamura ryuha era encabeçada por Yukiyoshi Takamura até à data da sua morte em Março de 2000. A arte então passou para o seu aluno mais antigo, Sensei David Maynard, possuidor de uma licença de menkyo kaiden atribuída em 1996. Em 2004 questões de saúde forçaram David Maynard Sensei a abdicar como kaicho. Foi então pedido a Sensei Toby Threadgill, a quem foi atribuído um menkyo kaiden por Yukiyoshi Takamura Sensei em 1999, para ascender à posição de kaicho que ocupa até este momento.

Que se tenha conhecimento existem apenas duas linhas de Shindo Yoshin ryu suportadas pela transmissão legítima de licenças de ensino.

12.) Ouvi dizer que uma organização chamada AJKAI que ensina uma arte identificada como Shinto Yoshin ryu. É a mesma arte?

Não realmente. A AJKAI Shinto Yoshin ryu representa um curriculum de budo eclético moderno. A Takamura ha Shindo Yoshin Kai reflecte o curriculum clássico de uma tradição de Koryu Jujutsu Japonês que inclui treino com armas e tácticas associadas com a classe guerreira do final do período de Edo no Japão.

13.) Se esta organização não está a ensinar um jujutsu clássico porque usam o nome de uma escola clássica de jujutsu existente?

A AJKAI é uma organização referenciada como descendente da escola clássica de Shindo Yoshin ryu via Hironori Ohtsuka, um membro licenciado da Shindo Yoshin ryu e fundador do karate Wado-ryu um budo moderno. O nome deste aluno assume-se que tenha sido Uechi Takeski ou alguma variação fonética do mesmo nome que ensinou a Douglas Grose em Nevada em 1942. A nossa investigação indica-nos que Uechi Takeski não era formalmente um instrutor licenciado de Shindo Yoshin ryu, contudo os seus ensinamentos baseados em Wado-Ryu sobreviveram e foram transmitidos através dos esforços pioneiros do Sr. Grose. O curriculum da AJKAI Shinto Yoshin ryu como existe hoje em dia, reflecte uma variação moderna ou gendai de Wado ryu que inclui adições recentes ao curriculum de Okinawa Karate, Judo e Aikido. Embora não reflectindo o curriculum ou pedagogia de uma escola clássica de Jujutsu, a AJKAI tem a reputação de competência e instrução técnica sólida dentro do seu próprio curriculum.

A Takamura Ha Shindo Yoshin Ryu e a AJKAI mentem um diálogo aberto e respeitoso.

14.) Não foi Ohtsuka Hironori, o fundador da Wado-Ryu Karate o 4º Grão Mestre da Shindo Yoshin ryu?

Esta afirmação embora vulgarmente apresentada é historicamente incorrecta. A atribuição individual a Ohtsuka Hironori de um menkyo kaiden foi feita por Nakayama Tatsusaburo de Shimotsuma, Japão. Tatsusaburo Nakayama não era o 3º Grão-mestre da Shindo Yoshin ryu como é frequentemente afirmado. Em 1917, o 2º Grão-mestre, Motokichi Inose atribuiu a Tatsuo Matsuoka, neto do fundador da Shindo Yoshin, um menkyo kaiden desta forma devolvendo a posição de 3º Grão-mestre à família Matsuoka. Tatsuo Matsuoka morreu em 1989, quase 8 anos após a morte de Hironori Ohtsuka em 1982. É desta forma impossível que Hironori Ohtsuka alguma vez tenha tido a oportunidade de se tornar o Grão-mestre da 4ª geração da Shindo Yoshin ryu. Uma vez que Tatsuo Matsuoka morreu sem formalmente nomear um sucessor, Dr Ryozo Fujiwara foi eleito director da linha principal da Shindo Yoshin ryu Domonkai e representante das tradições da linha principal de Shindo Yoshin ryu na Nippon Kobudo Kyokai.

(Esta informação pode ser confirmada consultando a Nippon Kobudo Kyokai, A academia de Budo Japonesa ou a Watatani Bugei Ryuha Daijiten.)

15.) Existem algumas características que separem a Takamura ryuha da tradição da linha principal dirigida pelo Dr Fujiwara?

Embora não estejamos intimamente familiarizados com o curriculum actualmente ensinado na tradição da linha principal, documentação em nossa posse leva-nos a concluir que a tradição da linha principal não ensina um programa técnico significativo de armas. Bukiwaza (técnicas com armas) influenciadas pela Jikishinkage ryu, Hokushin Itto ryu e Matsuzaki Shinkage ryu são evidentes no programa técnico da Takamura ha Shindo Yoshin ryu