wpa0fa1a9c.png
wp4d290936.png
wp4c2cd983.png
wp825e8ae1.png
wp48d6f6c2.png
wp2fb032b3.png
wp22791b08.png

Iaido é a arte marcial japonesa de desembainhar a espada. Também chamado Iaijutsu , Battojutsu , Saya-no-uchi, etc..A arte de desembainhar o sabre e cortar, era conhecida, durante o período Muromachi até ao período Sengoku (entre os anos 1200 e 1600), por Battojutsu, ou Iaijutsu sendo o termo iaido muito mais recente.

 

O Iaido é a arte de desembainhar, cortar, perfurar e defender, com a espada japonesa, numa grande diversidade de situações, contra um ou varios oponentes. O Movimento de desembainhar a lamina funciona, ou pode funcionar, simultaneamente como ataque ou defesa. Desta forma reduzindo bastante o tempo de resposta a um ataque. Não é necessário desembainhar para depois poder responder, mas sim, faze-lo enquanto se desembainha a lamina. Para tal existem um conjuntos de Katas, técnicas ou movimentos que permitem ao praticante reagir de forma apropriada a determinadas situações desembainhando a espada e utilisando-a de forma eficaz.

 

Enquanto sentado, em pé ou em andamento e mesmo sendo atacado por todos os lados, o guerreiro deve antecipar-se, defender e retaliar.

O Iai focaliza o ataque e a defesa em termos como a distância, no centro do golpe e no empunhar da espada. Em unidade com os mesmos deve seguir o espirito de intercepção do ataque do adversário, de forma harmoniosa, e a sua consequente derrota psicológica. Esta é a verdadeira defesa pessoal e que deve ser posta em pratica usando de estrategia adequada.

A katana é um elemento espiritual do Japão e mais do que uma arma simboliza a alma do guerreiro e a sua utilisação está intimamente ligada à colocação em pratica das teorias tecnicas e estratégicas do guerreiro. Miamoto Musashi, criador do nitenichi ryu e autor do livro dos cinco aneis referia a sua escola de uso da espada como uma escola de estratégia mais do que tecnica. O samurai hábil no Iaijutsu conseguia vencer antes mesmo de desembainhar a espada, sendo o corte apenas a conclusão da vitória.

A integração máxima entre precisão, eficiência e desenvolvimento espiritual nas artes samurais deu-se com o aparecimento do Iaijutsu. Arte esta bastante desenvolvida durante o período Edo (1603-1868) onde surgem inúmeras novas escolas e a integração da arte de usar a espada com componentes filosoficas e religiosas.  O Iaijutsu usa o movimento de desembainhar a espada como ataque ou defesa, uma habilidade que se tornou vital nessa época pois os duelos tomaram o lugar do combate nos campos de batalha. Por vezes o samurai via-se atacado quando menos esperava um ataque, sendo usado contra ele o elemento surpresa. Sacar a espada com rapidez e eficiência tornou-se uma habilidade essencial.

Com o passar dos anos o Iaijutsu difundiu-se pelo Japão e surgiu um grande número de estilos.